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PEDAGOGIA
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ANDRAGOGIA: UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS
 Pedagogia - 2º semestre 2015
RESUMO
ESTE TRABALHO APRESENTA A ANDRAGOGIA COMO UMA NOVA ARTE E/OU CIêNCIA DE AUXILIAR OS ADULTOS A APRENDER, POSTO QUE TENHA SURGIDO RECENTEMENTE NO BRASIL, EM 1960. O PRINCIPAL OBJETIVO é PERCEBER SE AS PRáTICAS ANDRAGóGICAS SãO APLICADAS, DE FATO, NAS SALAS DE AULA DE EDUCAçãO DE ADULTOS EM UMA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA EMPíRICA BASEANDO-SE NAS ABORDAGENS QUALITATIVA E QUANTITATIVA. PARA ENDOSSAR ESSA PESQUISA NO QUE CONCERNE AO EMBASAMENTO TEóRICO, UTILIZAMOS AUTORES COMO: ARI BATISTA DE OLIVEIRA, CARLOS RODRIGUES BRANDãO; CARLOS TASSO EIRA DEAQUINO, LEôNCIO JOSé GOMES SOARES, ROSE MARY KERN MARTINS, VALDO BARCELOS, ZEZINA SOARES BELLAN, ENTRE OUTROS. FOI POSSíVEL CONSTATAR QUE, EMBORA DE FORMA BEM “ACANHADA”, AS PRáTICAS ANDRAGóGICAS SãO APLICADAS NAS SALAS DE AULA DE EDUCAçãO DE ADULTOS, NãO OBSTANTE, OS PROFESSORES DEVEM PROCURAR UMA MAIOR ATUALIZAçãO SOBRE O TEMA ANDRAGOGIA, POIS, ASSIM SENDO, PODERãO SE CAPACITAR PARA LIDAR COM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE SEU ALUNADO, COM SUAS EXPERIêNCIAS E COM TUDO LIGADO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS MESMOS. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, TAMBéM BUSCAMOS COM ESTE TRABALHO SUSCITAR AINDA MAIS QUESTõES SOBRE A PRáTICA DA ANDRAGOGIA NA EDUCAçãO DE ADULTOS.
AUTOR(es)
BATISTA, MARCELA DE ALMEIDA. LIQUER, WALDINéIA RODRIGUES. ROCHA, VALéRIA DE JESUS TAVARES ALMEIDA
PALAVRAS-CHAVE
ANDRAGOGIA. PRáTICAS ANDRAGóGICAS. EDUCAçãO DE ADULTOS.

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A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
 Pedagogia - 2º semestre 2014
RESUMO
A SOCIEDADE ATUAL PRESENCIA UM MOMENTO HISTóRICO PECULIAR, EM QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO (TDIC) INFLUENCIAM OS RUMOS POLíTICOS, SOCIAIS E ECONôMICOS FORJANDO NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E GRUPOS. A ESCOLA, EM ESPECIAL AS DE NíVEL SUPERIOR, NãO FOGE DESTA NOVA DINâMICA. IMBUíDOS DO ESPíRITO DO TEMPO PRESENTE, OS CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS TêM LANçADO MãO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL, INCLUINDO EM SUAS MATRIZES 20% DE SUA CARGA HORáRIA NA MODALIDADE A DISTâNCIA. DESTA FORMA, NOVAS DEMANDAS SURGEM – TANTO POR PARTE DOS ALUNOS QUANTO DOS PROFESSORES. UTILIZAR AS TDIC COM FOCO PARA A APRENDIZAGEM TEM SE TORNADO UMA NOVA COMPETêNCIA A SER DESENVOLVIDA NOS ALUNOS. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O PERFIL TECNOLóGICO DO ALUNO EGRESSO DA FACULDADE METODISTA GRANBERY (FMG) BUSCANDO COMPREENDER OS NíVEIS DE CONHECIMENTO TéCNICO QUE ELE POSSUI BEM COMO APONTAR POSSíVEIS CAMINHOS PARA A INCLUSãO DIGITAL DESTE ALUNO, COM VISTAS AOS MULTILETRAMENTOS. PARA ISSO, FIZEMOS UMA PESQUISA COM OS ALUNOS NOVATOS, NO INíCIO DE 2014, E BUSCAMOS ANALISAR OS DADOS COLETADOS POR MEIO DO QUESTIONáRIO APLICADO. PERCEBEMOS QUE O GRAU DE PROFICIêNCIA DESTES ALUNOS NO USO DAS TDIC, EM SUA MAIORIA, é DO INTERMEDIáRIO PARA BAIXO. APONTAMOS COMO CAMINHO A SER TRILHADO AO LONGO DOS CURSOS AQUELE QUE APONTA PARA UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS.
AUTOR(es)
FABIANA ASSIS CAMPOS. MáRCIO LUíS MOREIRA DE SOUZA. MARIANNA PANISSET PEDREIRA FERREIRA RIBEIRO. ROSILANA APARECIDA DIAS
PALAVRAS-CHAVE
SOCIEDADE DA INFORMAçãO. MULTILETRAMENTOS. TDIC, INFORMáTICA BáSICA. EDUCAçãO.

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A REEDUCAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA
 Pedagogia - 2º semestre 2014
RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTENçãO APONTAR COMO O TRABALHO COM A SOCIOLINGUíSTICA NA SALA DE AULA PODE FAVORECER AOS ALUNOS REFLEXõES SOBRE O USO REAL E CONCRETO DO PORTUGUêS BRASILEIRO. ESTE TEXTO PROCURA TAMBéM CONSCIENTIZAR OS ESTUDANTES PARA O RESPEITO àS VARIEDADES LINGUíSTICAS E AMPLIAR SUA COMPETêNCIA DE USO DA LíNGUA, DADA A DIVERSIDADE DE SITUAçõES DISCURSIVAS DE USO. PARA QUE ISSO FOSSE POSSíVEL, UMA REEDUCAçãO SOCIOLINGUíSTICA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE JUIZ DE FORA (MG) A PARTIR DE UMA PRáTICA PEDAGóGICA QUE ANALISOU OS PADRõES DE CONCORDâNCIA VERBAL E NOMINAL PRESENTES NA LINGUAGEM FALADA DOS MORADORES DA áREA URBANA DA CIDADE. ASSIM, OS ESTUDANTES, ASSUMINDO O PAPEL DE PESQUISADORES, PASSARAM A COMPREENDER A LíNGUA COMO UMA INSTITUIçãO SOCIAL E CULTURAL QUE PASSA POR PROCESSOS DE VARIAçãO E MUDANçA E QUE, POR ISSO, PRECISA TER SUAS VARIEDADES RESPEITADAS.
AUTOR(es)
LúCIA FURTADO DE MENDONçA CYRANKA E LUíS CARLOS DE OLIVEIRA
PALAVRAS-CHAVE
REEDUCAçãO SOCIOLINGUíSTICA. VARIAçãO E MUDANçA LINGUíSTICA. PRáTICA PEDAGóGICA.

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BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ALGUMAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO: UM OLHAR PARA AS ESCOLAS EM JUIZ DE FORA
 Pedagogia - 1º semestre 2014
RESUMO
ESTE ESTUDO PõE EM EVIDêNCIA O DESAFIO DA IMPLEMENTAçãO DA EDUCAçãO INCLUSIVA NO BRASIL DESDE O PERíODO IMPERIAL. TRAçA UM BREVE HISTóRICO PARA A COMPREENSãO DO PROCESSO EVOLUTIVO DA EDUCAçãO INCLUSIVA E LANçA UM OLHAR SOBRE ALGUMAS POLíTICAS DE INCLUSãO E AS PECULIARIDADES DAS PESSOAS COM DEFICIêNCIA MOTORA, COGNITIVA E SENSORIAL NO CONTEXTO ESCOLAR. APONTA ALGUMAS ESTRATéGIAS E RELACIONA CONHECIMENTOS TEóRICOS COM A REALIDADE ESCOLAR EM JUIZ DE FORA – MG. APRESENTA UMA BREVE ANáLISE DE ALGUNS DADOS ESTATíSTICOS E EXPLANA QUE A EDUCAçãO INCLUSIVA PERPASSARá POR UM LONGO CAMINHO.
AUTOR(es)
MARCILIANA BAPTISTA AMARAL, RITA PETRONILHO BARBOSA, SôNIA CUPERTINO DE JESUS, GUILHERME APARECIDO PENNA E ELISMARA VAZ TALMAS,
PALAVRAS-CHAVE
EDUCAçãO INCLUSIVA. INCLUSãO ESCOLAR. POLíTICAS PúBLICAS.

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A ANÁLISE LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
 Pedagogia - 1º semestre 2014
RESUMO
NA PRESENTE PESQUISA DESENVOLVEMOS REFLEXõES SOBRE A ANáLISE LINGUíSTICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA GRAMáTICA NA ESCOLA, Já QUE AS DUAS úLTIMAS DéCADAS DO SéCULO XX CONSTITUíRAM UM PERíODO DE CRíTICA SISTEMáTICA à GRAMáTICA TRADICIONAL E AO SEU ENSINO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APONTAR A DIFERENçA QUE Há ENTRE UM ENSINO VOLTADO PARA A PRáTICA DE ANáLISE LINGUíSTICA E O ENSINO GRAMATICAL. ALéM DISSO, PRETENDEMOS APRESENTAR PROPOSTAS CONCRETAS PARA UM TRABALHO PROFíCUO DA ANáLISE LINGUíSTICA NA ESCOLA. DO PONTO DE VISTA METODOLóGICO, DESENVOLVEMOS UMA REVISãO BIBLIOGRáFICA DE CUNHO EXPLORATóRIO COM BASE EM AUTORES COMO TRAVAGLIA (2002), KOCH (2006), POSSENTI (1996), BAGNO (1994), ENTRE OUTROS. DESENVOLVEMOS, TAMBéM, UMA PESQUISA DOCUMENTAL PARA APRESENTARMOS ALGUMAS PROPOSTAS PARA A PRáTICA DE ANáLISE LINGUíSTICA NAS AULAS DE LíNGUA PORTUGUESA, MOSTRANDO QUE é POSSíVEL PROPOR UMA FORMA DE ENSINO DE GRAMáTICA PRODUTIVA E PERTINENTE PARA O ALUNO, QUE VISE AO DESENVOLVIMENTO DE SUA COMPETêNCIA COMUNICATIVA.
AUTOR(es)
GIOVANA RABITE CALLIAN E LAURA SILVEIRA BOTELHO
PALAVRAS-CHAVE
ENSINO DE LíNGUA MATERNA. ENSINO DE GRAMáTICA. VARIEDADES LINGUíSTICAS. ANáLISE METALINGUíSTICA. ANáLISE EPILINGUíSTICA.

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