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PEDAGOGIA
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AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE NATUREZA NO MUNDO OCIDENTAL: UMA ABORDAGEM GEOGRáFICA
 Pedagogia - 2º semestre 2016
RESUMO
A PRODUçãO DO ESPAçO GEOGRáFICO é PERMANENTE E DIALéTICA, ENVOLVENDO INTERESSES DE DIFERENTES ATORES EM DIFERENTES CONTEXTOS SóCIO-HISTóRICOS. NESSE PROCESSO, A APROPRIAçãO SIMBóLICA E MATERIAL DA NATUREZA VARIA NO ESPAçO E AO LONGO DO TEMPO. NO MUNDO OCIDENTAL, ENTENDIDO COMO LEGADO DE UMA MATRIZ DE RACIONALIDADE JUDAICO-CRISTã, AS FORMAS DE APROPRIAçãO FORAM RESPONSáVEIS, PELO MENOS EM PARTE, PELAS TRANSFORMAçõES PROFUNDAS DO ESPAçO NATURAL, HOJE REDUZIDO E AMEAçADO EM TODO O PLANETA. À GEOGRAFIA, EM ESPECIAL, CABE ANALISAR ESSAS TRANSFORMAçõES TEóRICOCONCEITUAIS E MATERIAIS OCORRIDAS COM A NATUREZA NATURAL E PROPOR ALTERNATIVAS NO SENTIDO DA CONSERVAçãO E AMPLIAçãO DOS REMANESCENTES.
AUTOR(es)
CARLOS MAGNO ADãES DE ARAUJO
PALAVRAS-CHAVE
NATUREZA, GEOGRAFIA, DIALéTICA

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A REFLEXÃO SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: POR UMA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL
 Pedagogia - 2º semestre 2016
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO BUSCA LEVAR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PENSAREM A LíNGUA SEGUNDO OS MAIS DIVERSIFICADOS USOS SOCIAIS, DISCURSIVOS, VARIACIONAIS E INTERACIONAIS DE QUE ELA DISPõE. DESFAZER (PRé) CONCEITOS QUE EMERGEM DE PRáTICAS TRADICIONAIS E PROMOVER UM ENSINO QUE RELACIONA A DIVERSIDADE LINGUíSTICA COMO FRUTO DA DIVERSIDADE SOCIAL TAMBéM CONSTITUI OBJETIVO DESSA PRáTICA. COM A FINALIDADE DE TORNAR TAIS DISCUSSõES MAIS SATISFATóRIAS à REALIDADE DA SALA DE AULA, A PROPOSTA AQUI DESCRITA é ANCORADA EM UM TRABALHO DE PESQUISA-AçãO REALIZADO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNCíPIO DE JUIZ DE FORA (MG), CUJOS ALUNOS SãO USUáRIOS DA VARIEDADE URBANA COMUM (FARACO, 2008). FUNDAMENTADO, PORTANTO, NA METODOLOGIA DA PESQUISA-AçãO E NA ETNOGRAFIA, OBJETIVA-SE DESENVOLVER UMA PEDAGOGIA DA VARIAçãO LINGUíSTICA (FARACO, 2008), POR MEIO DA SOCIOLINGUíSTICA EDUCACIONAL. A PARTIR DESSA PROPOSTA, FOI POSSíVEL CONSTATAR QUE A EDUCAçãO SOCIOLINGUíSTICA E OS PRESSUPOSTOS QUE A SUSTENTAM PODEM CONTRIBUIR SATISFATORIAMENTE PARA AMPLIAR A COMPETêNCIA LINGUíSTICA DE ALUNOS EM PROCESSO DE COMPREENSãO E DE DOMíNIO DA LíNGUA MATERNA
AUTOR(es)
LUÍS CARLOS DE OLIVEIRA
PALAVRAS-CHAVE
ENSINO. PEDAGOGIA DA VARIAçãO LINGUíSTICA. SOCIOLINGUíSTICA EDUCACIONAL. COMPETêNCIA LINGUíSTICA.

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AS BOAS LEMBRANÇAS ESCOLARES: AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E ESCOLA INFLUEM NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS FELIZES.
 Pedagogia - 1º semestre 2016
RESUMO
O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A INFLUÊNCIA QUE AÇÕES POSITIVAS PRATICADAS POR PROFESSORES E COLABORADORES ESCOLARES EXERCEM NA CONSTRUÇÃO DAS BOAS MEMÓRIAS DOS ALUNOS. ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESTACANDO PRINCIPALMENTE OS AUTORES PAULO FREIRE (1996), JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (1994) E CELSO VASCONCELLOS (1992), E DE NOSSA PRÓPRIA VIVÊNCIA, OBSERVAMOS QUE ESSA CONSTRUÇÃO É PAUTADA NO DIÁLOGO, BOM SENSO, AFETO E RESPEITO MÚTUOS ENTRE ALUNOS E ESCOLA.
AUTOR(es)
ANA LUÍSA CROCE GUILHERMINO /GRASIELE PAULINE FERREIRA DE FARIA
PALAVRAS-CHAVE
RELACIONAMENTO ALUNO X PROFESSOR. LEMBRANÇAS. BOM SENSO. DIÁLOGO. AFETO.

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AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE NATUREZA NO MUNDO OCIDENTAL: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
 Pedagogia - 1º semestre 2016
RESUMO
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO É PERMANENTE E DIALÉTICA, ENVOLVENDO INTERESSES DE DIFERENTES ATORES EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO-HISTÓRICOS. NESSE PROCESSO, A APROPRIAÇÃO SIMBÓLICA E MATERIAL DA NATUREZA VARIA NO ESPAÇO E AO LONGO DO TEMPO. NO MUNDO OCIDENTAL, ENTENDIDO COMO LEGADO DE UMA MATRIZ DE RACIONALIDADE JUDAICO-CRISTÃ, AS FORMAS DE APROPRIAÇÃO FORAM RESPONSÁVEIS, PELO MENOS EM PARTE, PELAS TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS DO ESPAÇO NATURAL, HOJE REDUZIDO E AMEAÇADO EM TODO O PLANETA. À GEOGRAFIA, EM ESPECIAL, CABE ANALISAR ESSAS TRANSFORMAÇÕES TEÓRICO- CONCEITUAIS E MATERIAIS OCORRIDAS COM A NATUREZA NATURAL E PROPOR ALTERNATIVAS NO SENTIDO DA CONSERVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS REMANESCENTES.
AUTOR(es)
CARLOS MAGNO ADÃES DE ARAUJO
PALAVRAS-CHAVE
NATUREZA, GEOGRAFIA, DIALÉTICA.

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A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E A SURDEZ: EXISTE UMA ESCOLA JUSTA?
 Pedagogia - 1º semestre 2016
RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TRAZ À TONA DISCUSSÕES REFERENTES À IGUALDADE DE OPORTUNIDADE AO ACESSO ESCOLAR, TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE A MERITOCRACIA E O CAPITAL CULTURAL. DISCUTE-SE A EDUCAÇÃO DOS SURDOS EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO E A SUA REALIDADE NA CIDADE DE JUIZ DE FORA, ESTABELECENDO UM PARALELO ENTRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, OS CONCEITOS DE MERITOCRACIA E CAPITAL CULTURAL ABORDADOS POR FRANÇOIS DUBET (2004) E PIERRE BOURDIEU (1998). É TRAÇADO UM HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DESTE GRUPO MINORITÁRIO NO BRASIL E EM JUIZ DE FORA, ASSIM COMO UMA VISÃO SOBRE AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS QUE PERPASSAM ESTE CONTEXTO. A CORRELAÇÃO ENTRE AS TEMÁTICAS DEBATIDAS DURANTE O TEXTO E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO RESPONDERÁ A QUESTÃO CENTRAL DESTE TRABALHO, QUE BUSCA SABER ATÉ QUE PONTO ESTA ESCOLA (QUE TEMOS) É JUSTA.
AUTOR(es)
GABRIEL PIGOZZOTANUS CHERP MARTINS
PALAVRAS-CHAVE
MERITOCRACIA. SURDEZ. IGUALDADE DE OPORTUNIDADE.

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