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ED. FÍSICA - LICENCIATURA
  Artigos Encontrados: 58


CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
 Ed. Física - Licenciatura - 1º semestre 2014
RESUMO
A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO é UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO PRESENTE NA EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO, DESCRITIVO, TEM COMO TEMA PRINCIPAL A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR, COM O OBJETIVO DE DISCUTIR QUAIS SãO OS CONTEúDOS MAIS UTILIZADOS EM AULAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DISCUTE O TRABALHO COM LUTAS, DANçAS, GINáSTICAS, ESPORTES E JOGOS, NA SUA REALIZAçãO PRáTICA E TAMBéM OS POSSíVEIS OBSTáCULOS ENCONTRADOS PARA TAL, COMO FALTA DE MATERIAIS, ESTRUTURA DA ESCOLA, ENTRE OUTROS. COMO METODOLOGIA, APRESENTA PESQUISA BIBLIOGRáFICA E PESQUISA DE CAMPO, CONSTITUíDA POR OBSERVAçõES DE AULAS, APLICAçãO DE QUESTIONáRIOS AOS PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS OBTIDOS TêM ANáLISE QUALIQUANTITATIVA. AS ESCOLAS INVESTIGADAS, SITUADAS NAS CIDADES DE JUIZ DE FORA - MG E MATIAS BARBOSA - MG, DA REDE PARTICULAR E DAS REDES PúBLICAS, MUNICIPAL E ESTADUAL, FORAM ESCOLHIDAS POR CONVENIêNCIA DAS PESQUISADORAS. COMO RESULTADOS ENCONTRARAM-SE PROFESSORES QUE DECLARAM TRABALHAR PRINCIPALMENTE JOGOS E BRINCADEIRAS COMO CONTEúDO. NA VISãO DOS ALUNOS, O CONTEúDO MAIS TRABALHADO é RELACIONADO AOS ESPORTES, COM PREDOMINâNCIA DO FUTEBOL, HANDEBOL E MODALIDADES DO ATLETISMO.
AUTOR(es)
GRAZIANE ROSA DOS SANTOS, MONIQUE FONTOURA, ADRIANA DE CASTRO FONSECA
PALAVRAS-CHAVE
EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR. CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. CONTEúDOS.

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ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR
 Ed. Física - Licenciatura - 1º semestre 2014
RESUMO
O ESPORTE ESCOLAR PODE SER APRESENTADO DE INúMERAS MANEIRAS E EM DIFERENTES SITUAçõES E CONTEXTOS. BUSCOU-SE, ATRAVéS DESTA PESQUISA, ENCONTRAR INFORMAçõES SOBRE A EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR, O ESPORTE E O ESPORTE ESCOLAR. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR E DEMONSTRAR AS DIFERENTES CONCEPçõES DA PRáTICA DO ESPORTE NA ESCOLA. PARA A REALIZAçãO DESSE ESTUDO, FOI FEITA UMA REVISãO DE LITERATURA, EXAMINANDO OBRAS DOS PRINCIPAIS AUTORES DO TEMA ESPORTE NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO VALTER BRACHT, ELENOR KUNZ, SáVIO ASSIS, TARCíSIO MAURO VAGO, ENTRE OUTROS. LIVROS, REVISTAS, ARTIGOS, TESES E LEGISLAçõES FORAM UTILIZADOS NO ESTUDO COMO FONTE DE PESQUISA. ATRAVéS DA REALIZAçãO DESTE TRABALHO, CHEGAMOS à CONCLUSãO DE QUE DEVE HAVER UMA CONSCIENTIZAçãO MAIOR DO PROFISSIONAL PARA A APLICAçãO DO CONTEúDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA, QUE DEVE SER TRABALHADO NO AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA INCLUSIVA E EDUCACIONAL, Já QUE SUA FUNçãO VAI ALéM DE ENSINAR, AGREGANDO VALORES E PRINCíPIOS à VIDA SOCIAL DOS ALUNOS.
AUTOR(es)
GUSTAVO TAVARES DA COSTA, THIAGO LESTER SENNA DE SOUZA, HELDER BARRA DE MOURA
PALAVRAS-CHAVE
EDUCAçãO FíSICA. ESPORTE. ESCOLA.

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PERFIL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE NATAÇÃO DE JUIZ DE FORA – MG.
 Ed. Física - Licenciatura - 2º semestre 2013
RESUMO
A CADA DIA O SER HUMANO DESEJA ALCANçAR MAIORES E MELHORES RESULTADOS NAQUILO QUE SE PROPõE A FAZER; E NA PRáTICA DE ATIVIDADE FíSICA ISSO NãO é DIFERENTE. DESSA FORMA, BUSCA-SE NESSA PESQUISA TRAZER ESCLARECIMENTOS ACERCA DOS PROFISSIONAIS QUE HOJE ATUAM EM ESCOLAS DE NATAçãO E SOBRE O QUANTO OS MESMOS ESTãO PREPARADOS/ CAPACITADOS PARA ATENDER àS NECESSIDADES DE CADA ALUNO. DESEJA-SE ENTENDER SE SERIAM A GRADUAçãO EM EDUCAçãO FíSICA, OS CURSOS EXTRACURRICULARES E OS ESTáGIOS CURRICULARES SUFICIENTES PARA FORMAR UM PROFISSIONAL CAPACITADO A DESENVOLVER COM QUALIDADE SEU TRABALHO. RESOLVEU-SE LEVANTAR TAIS QUESTõES A PARTIR DE UMA EXPERIêNCIA DESAGRADáVEL VIVIDA NO “ESTáGIO SUPERVISIONADO”, QUANDO SE PERCEBEU O DESPREPARO DE ALGUNS PROFISSIONAIS ATUANDO NESSA áREA. O TRABALHO CARACTERIZOU OS QUATRO PERíODOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, BASEANDO-SE EM FREIRE (2001), COM O OBJETIVO DE ESCLARECER SOBRE A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO ACERCA DO TRABALHO QUE SERá PROPOSTO A CADA INDIVíDUO. PARTINDO DESSES PONTOS, O REFERIDO TRABALHO TAMBéM SE BASEOU EM AUTORES QUE LEVANTASSEM QUESTõES E ESCLARECIMENTOS ACERCA DO REFERIDO TEMA, NATAçãO. COMO FORMA DE ENRIQUECIMENTO E COMPLEMENTO AO PRESENTE ESTUDO, REALIZOU-SE PESQUISA DE CAMPO, QUE CONSISTIU NA APLICAçãO DE QUESTIONáRIOS A PROFESSORES DE ESCOLAS DE NATAçãO EM JUIZ DE FORA - MG. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, FICA CERTO DESCONTENTAMENTO AO VER QUE INFELIZMENTE O DESENVOLVIMENTO DE ASPECTOS AFETIVOS E SOCIAIS ESTá FICANDO DE LADO. ATRAVéS DO REFERIDO TRABALHO, PODE-SE CONSIDERAR QUE UM BOM PROFISSIONAL é AQUELE QUE CONECTA: TEORIA, PRáTICA E DESEJO INTERNO DE SE DEDICAR COM SERIEDADE E COMPROMETIMENTO àQUILO QUE FOR DESENVOLVER.
AUTOR(es)
DALILA PIRES BATISTA. ANA CARLA LEITE GONçALVES
PALAVRAS-CHAVE
PROFISSIONAL. NATAçãO. INDIVíDUO.

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ATIVIDADES CIRCENSES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
 Ed. Física - Licenciatura - 1º semestre 2013
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DIFUNDIR E AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ESCOLARES A RESPEITO DAS ATIVIDADES CIRCENSES. TAIS ATIVIDADES DESENVOLVEM A CAPACIDADE DE COMUNICAçãO CORPORAL DOS MESMOS, EXPLORAM AS CARACTERíSTICAS EXPRESSIVAS E CRIATIVAS DAS PRáTICAS CORPORAIS E PROPORCIONAM O CONHECIMENTO DESTA ARTE TãO ANTIGA, MáGICA E LúDICA. O ESTUDO TEVE CARáTER DESCRITIVO, QUALITATIVO E DE REVISãO LITERáRIA E TRAZ COMO CONTRIBUIçãO PROPOSTAS DE ATIVIDADES A SEREM IMPLANTADAS NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR.
AUTOR(es)
ALAN JOSé DA SILVEIRA, MARILUCE APARECIDA GHEDIM FONSECA E SôNIA MARIA PASCHOALIN
PALAVRAS-CHAVE
CIRCO, EDUCAçãO FíSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM.

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EFEITO DO AQUECIMENTO ESPECÍFICO EM UM TESTE DE REPETIÇÕES MÁXIMAS NO EXERCÍCIO DE SUPINO RETO
 Ed. Física - Licenciatura - 1º semestre 2013
RESUMO
O AQUECIMENTO NO TREINAMENTO RESISTIDO É APLICADO VISANDO UM FUNCIONAMENTO MAIS ATIVO DA MUSCULATURA EXECUTANTE. NÃO EXISTE UMA CONSUBSTANCIAÇÃO CIENTÍFICA NO QUE SE REFERE À MELHORA OU NÃO DO DESEMPENHO AGUDO EM UMA SÉRIE COM AQUECIMENTO EM MULHERES. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI COMPARAR O NÚMERO MÁXIMO DE REPETIÇÕES EM UMA SÉRIE DE EXERCÍCIO RESISTIDO A 70% DE 1RM APÓS UMA SESSÃO SEM E COM AQUECIMENTO. A AMOSTRA CONSTOU DE DEZ MULHERES (21,9 ± 2,1 ANOS, 64,3 ± 6,6 KG, 1,65 ± 0,05 M), COM EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE SEIS MESES EM TREINAMENTO RESISTIDO. APÓS 48 HORAS DE UMA SESSÃO DE TESTE DE 1RM NO EXERCÍCIO DE SUPINO RETO EXECUTADO NA BARRA LIVRE, A AMOSTRA REALIZOU, ALEATORIAMENTE, DOIS TESTES COM UMA SÉRIE MÁXIMA A 70% DE 1RM: UM SEM NENHUM TIPO DE AQUECIMENTO PRÉVIO E OUTRO COM AQUECIMENTO ESPECÍFICO NO PRÓPRIO EXERCÍCIO. O AQUECIMENTO ESPECÍFICO CONSISTIU EM DUAS SÉRIES COM INTERVALO DE UM MINUTO: 10 REPETIÇÕES A 40% DE 1RM E 5 REPETIÇÕES A 60% DE 1RM, RESPECTIVAMENTE. O INTERVALO FOI DE 48 HORAS. NÃO FORAM ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS (P<0,05) ENTRE O NÚMERO DE REPETIÇÕES ALCANÇADAS SEM (10,8 ± 0,9 REPETIÇÕES) E COM AQUECIMENTO (10,4 ± 2,0 REPETIÇÕES). CONCLUI-SE QUE O AQUECIMENTO ESPECÍFICO NÃO INFLUENCIOU O DESEMPENHO DE UM TESTE DE REPETIÇÕES MÁXIMAS A 70% DE 1RM NO EXERCÍCIO DE SUPINO RETO.
AUTOR(es)
NOÊMIA NARDY ABBUD, JULIANA TABET E MARCELO RICARDO DIAS
PALAVRAS-CHAVE
AQUECIMENTO. FORÇA MUSCULAR. TREINAMENTO DE FORÇA.

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