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ED. FÍSICA - LICENCIATURA
  Artigos Encontrados: 58


ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA, SEUS BENEFÍCIOS E AS IMPLICAÇÕES NA VIDA ADULTA.
 Ed. Física - Licenciatura - 2º semestre 2016
RESUMO
A INFâNCIA é, SEM DúVIDA, UMA FASE MUITO IMPORTANTE DA VIDA, E é NELA, QUE SE CONSTROEM OS ALICERCES DA EXISTêNCIA: O DESENVOLVIMENTO PSICOLóGICO, DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS, A DESCOBERTA DAS MAIORES PAIXõES. TAMBéM, DA MESMA MANEIRA, é POSSíVEL OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DE HáBITOS QUE CRIAM CONSEQUêNCIAS NEGATIVAS E QUE PODEM SEGUIR DURANTE TODA A VIDA. O PRESENTE ESTUDO PRETENDE DESCREVER QUAIS OS BENEFíCIOS DA ATIVIDADE FíSICA PRATICADA NA INFâNCIA, E VIDA ADULTA, ALéM DE DESCREVER QUAIS SãO IMPLICAçõES DE SE TER UMA VIDA SEDENTáRIA. PARA ISTO, UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE CARáTER QUALITATIVO ATRAVéS DA REVISãO BIBLIOGRáFICA DE AUTORES COMO ARIèS (1981), DE ROSE JUNIOR (2009), CORAZZA (2002), GALLAHUE E OZMUN (2003), ENTRE OUTROS. ATRAVéS DA REVISãO DE DIVERSOS AUTORES, PERCEBE-SE QUE A LITERATURA é RICA COM RELAçãO A ESSE TEMA, ONDE Há TRABALHOS E ARTIGOS DE DIVERSAS áREAS DO CONHECIMENTO ALéM DA EDUCAçãO FíSICA, COMO A MEDICINA, PSICOLOGIA E A PEDAGOGIA. CONCLUI-SE QUE OS BENEFíCIOS DA ATIVIDADE FíSICA SãO O AUXíLIO AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO, ALéM DA MELHORA NO CONVíVIO SOCIAL ENTRE CRIANçAS E TAMBéM ENTRE ADULTOS. É DURANTE A VIDA ADULTA QUE SE PODE OBTER A RESPOSTA DA ATIVIDADE FíSICA PRATICADA NA INFâNCIA, SEJA NA PREVENçãO, NA PROMOçãO DA SAúDE E ATé NO TRATAMENTO DE INúMERAS DOENçAS. PORTANTO, CONSIDERA-SE O SEDENTARISMO FATOR DE RISCO PARA OS NíVEIS DE SAúDE.
AUTOR(es)
LIDIANE CRISTINA DA SILVA, ROBERTO CARLOS LACORDIA
PALAVRAS-CHAVE
INFâNCIA. ATIVIDADE FíSICA. SEDENTARISMO. VIDA ADULTA.

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EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A FORÇA EM INDIVÍDUOS IDOSOS
 Ed. Física - Licenciatura - 1º semestre 2016
RESUMO
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PESQUISAR A RESPEITO DA EFICIÊNCIA DO TREINAMENTO RESISTIDO EM INDIVÍDUOS IDOSOS E IDENTIFICAR ALGUNS EFEITOS QUE EXERCE SOBRE A FORÇA MUSCULAR DOS IDOSOS E ABORDAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SUAS TRANSFORMAÇÕES. NESSA ETAPA DA VIDA OCORRE UM DECLÍNIO NATURAL NAS FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS E DOS SISTEMAS DO ORGANISMO HUMANO, ACARRETANDO A UMA QUEDA DA TAXA METABÓLICA, PERDA DE MASSA MUSCULAR E CONSEQUENTEMENTE PERDA DE FORÇA, ENTRE OUTROS FATORES, TORNANDO OS IDOSOS FRAGILIZADOS E COM UMA AUTONOMIA REDUZIDA NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS DIÁRIAS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ATRAVÉS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, SEGUNDOS OS AUTORES, SPIRDUSO (2004), LACOURT & MARINI (2006); DUARTE; ANDRADE; LEBRÃO (2007); FLECK & SIMÃO (2008) (2013); SILVA (2006); KOSEK (2006), ARANTES ET AL., (2009); GARCIA ET AL. (2011); PALMA (2009); MACIEL (2010); CÂMARA; BASTOS; VOLPE (2012); BAECHLE & WESTCOTT (2013); CAVALLI ET AL. (2014), COM A PROPOSTA DE DISCUTIR SOBRE O TEMA EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA IDOSOS. CONCLUI-SE QUE AS PERDAS FUNCIONAIS SÃO INEVITÁVEIS, ENTRETANTO, LENTAS DURANTE TODO O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NATURAL QUE FACILITA A APLICAÇÃO DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA IDOSOS. SEGUNDO ACSM (2012) A PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PODE SER CAPAZ DE PREVENIR DOENÇAS DEGENERATIVAS, AUMENTANDO A FORÇA FÍSICA E TORNANDO O IDOSO MAIS AUTOCONFIANTE. O AUMENTO DE SUAS HABILIDADES COGNITIVAS E MOTORAS CONTRIBUIRÁ COM A FUNCIONALIDADE DO IDOSO, DIMINUINDO A INCIDÊNCIA DE QUEDAS, O QUE PROPORCIONARÁ UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
AUTOR(es)
GUSTAVO JOSÉ MARTINS RIBEIRO /MATHEUS MARANGON HAGALE /ANA PAULA SENA LOMBA VASCONCELOS
PALAVRAS-CHAVE
EXERCÍCIO FÍSICO. IDOSOS. FORÇA MUSCULAR. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO.

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MOTIVAÇÃO PARA A DANÇA NA TERCEIRA IDADE
 Ed. Física - Licenciatura - 2º semestre 2014
RESUMO
O PRESENTE TRABALHO BUSCOU MENSURAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE ESTATÍSTICA, O NÍVEL DE MOTIVAÇÃO E O PRINCIPAL MOTIVO PARA A PRÁTICA DA DANÇA EM UM GRUPO DE IDOSAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO SOCIAL QUE ACONTECE EM UMA ACADEMIA DE DANÇA LOCALIZADA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA. A PESQUISA FOI CARACTERIZADA COMO DESCRITIVA, O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO UMA ÚNICA VEZ. A POPULAÇÃO DESTE ESTUDO É COMPOSTA POR 10 (DEZ) MULHERES COM IDADE MÉDIA DE 68,7 ANOS. AS INFORMAÇÕES FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DE UM INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DESPORTIVA ADAPTADA PARA A DANÇA, FORMADO POR 18 QUESTÕES. FOI OBSERVADO QUE AS RESPOSTAS OBTIDAS COMO “MUITO IMPORTANTE” FORAM: PARA MANTER A SAÚDE, PARA MANTER O CORPO EM FORMA, PARA DESENVOLVER HABILIDADES, PARA APRENDER NOVAS DANÇAS, PARA ENCONTRAR E FAZER NOVOS AMIGOS; SENDO QUE O PRINCIPAL MOTIVO PARA PRÁTICA DE DANÇA É A MANUTENÇÃO DA SAÚDE. AS QUESTÕES COM MAIOR INCIDÊNCIAS DE RESPOSTAS “IMPORTANTE” FORAM: PARA TER BOA APARÊNCIA E PORQUE GOSTO. AS QUESTÕES TIDAS COMO “NADA IMPORTANTE” NO PONTO DE VISTA DAS PARTICIPANTES FORAM: PARA SER O MELHOR NA DANÇA, PARA DANÇAR MELHOR QUE TODOS, PARA NÃO FICAR EM CASA E PARA SE APRESENTAR. OS RESULTADOS INDICAM QUE A DANÇA NA TERCEIRA IDADE É UMA ATIVIDADE DE CARACTERÍSTICA LÚDICA QUE SERVE PARA AUXILIAR NO COMBATE DE DOENÇAS, AUMENTAR AS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE AS PARTICIPANTES, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DESTA POPULAÇÃO.
AUTOR(es)
TAYANE MOCKDECE RIHAN
PALAVRAS-CHAVE
DANÇA, MOTIVAÇÃO, TERCEIRA IDADE

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O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR
 Ed. Física - Licenciatura - 2º semestre 2014
RESUMO
ATRAVÉS DO BRINCAR, A CRIANÇA PERCEBE O MUNDO AO SEU REDOR E DESENVOLVE SUA CAPACIDADE DE CRIAR. O BRINCAR PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS DE FORMA NATURAL E AGRADÁVEL E É FUNDAMENTAL PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO GLOBAL DO INDIVÍDUO. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS, ATÉ O QUINTO ANO. ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR QUE O LÚDICO PODE SER INSTRUMENTO EDUCACIONAL QUE POSSIBILITA O APRENDER DE FORMA MAIS PRAZEROSA. É UMA PESQUISA QUALITATIVA COM USO DE QUESTIONÁRIOS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS NECESSÁRIOS. FOI VERIFICADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES ATRIBUI GRANDE IMPORTÂNCIA AO LÚDICO E UTILIZA ESSE RECURSO NAS SUAS AULAS.
AUTOR(es)
PRISCILA GONÇALVEZ SOARES
PALAVRAS-CHAVE
BRINCADEIRA, LÚDICO, EDUCAÇÃO.

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FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO ÉTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
 Ed. Física - Licenciatura - 2º semestre 2014
RESUMO
ATUALMENTE MUITO SÃO OS ESTUDOS SOBRE A ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BEM COMO SUA INTERVENÇÃO. NESTA MODALIDADE APESAR DE SUAS ABORDAGENS E SEUS MÉTODOS CITADOS PELA HISTÓRIA, MUITO AINDA SE QUESTIONA SOBRE A ÉTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUA INTERVENÇÃO. DESTA FORMA, ESTE ESTUDO BUSCA BREVE APROFUNDAMENTO SOBRE A ÉTICA E SOBRE A SUA INFLUÊNCIA NA TRANSMISSÃO DESTE CONHECIMENTO PARA OS ALUNOS. A METODOLOGIA DESTE ESTUDO FOI TEÓRICA, DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA, SENDO APLICADOS QUESTIONÁRIOS A DEZ PROFESSORES DE REDE PÚBICA E PRIVADA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES ENTENDE QUE UMA INTERVENÇÃO ÉTICA, CONSISTE EM APENAS ENSINAR OS CONTEÚDOS DA DESTA ÁREA. OS RESULTADOS NÃO CONVERGEM NA MESMA DIREÇÃO DA LITERATURA ATUAL, QUE MANIFESTA A INTERVENÇÃO ÉTICA COMO SENDO UMA INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃO GLOBAL, CRÍTICO, REFLEXIVO.
AUTOR(es)
DANIELLY CARNEIRO SANCHES SAMIRA REIS CANCELA ROBERTO CARLOS LACÓRDIA
PALAVRAS-CHAVE
EDUCAÇÃO FÍSICA. ÉTICA. INTERVENÇÃO ÉTICA

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